Não consegue ver esta mensagem?
 
 
 
 

ISO lança novo sistema de gestão vocacionado para a qualidade de vida e produtividade nas organizações


Miguel Alves Agostinho APFM CEO | EuroFM Ambassador | CEN TC348/WG8 Convenor

21/06/2018
O Facility Management (FM) integra múltiplas disciplinas com o objetivo de influenciar a eficiência e a produtividade da economia, das organizações e das comunidades, bem como a forma como os humanos interagem com o ambiente construído.

O FM afeta o bem-estar e a qualidade de vida de grande parte da população mundial através dos serviços que administra e entrega, seja nos espaços de trabalho, de lazer ou nos serviços ao público, incluído o governo e as administrações locais.
Num questionário realizado recentemente pela Imofilter, ficou bem patente a importância dada pelos participantes a características como a organização do espaço (que inclui a vertente de Space Planning e consequentemente a distribuição da luz solar dentro do espaço) e a qualidade das zona de apoio (copas, lounges, casas de banho, etc). Todas estas vertentes são trabalhadas pelo FM e contribuem não só para o wellbeing dos utilizadores dos espaços mas também para a sua produtividade.

E embora a FM tenha um impacto tão amplo, o reconhecimento dos seus princípios e da suas práticas tem sido reduzido para além de ser comum a confusão entre a gestão de pessoas, processos e espaços (Facility Management) com a prestação dos serviços (Facility Services).
A comunidade internacional de profissionais, da qual fazemos parte, acredita que a criação deste sistema de gestão do FM, a ISO 41001, fornecerá uma base mais sólida para uma interpretação e compreensão comuns da FM bem como auxiliará as organizações a compreenderem as formas em como podem ser beneficiadas pela adopção de modelos de FM.

Adicionalmente, e à semelhança de outras sistemas de gestão como as ISO 9001, 14001 e 18001, é expectável que o desenvolvimento dos modelos de gestão (FM) e do mercado de serviços (FS) seja reforçado pela presença de um sistema global comum que permita a ambos serem avaliados e medidos no âmbito da norma e do seu posterior processo de certificação e ciclos de auditorias.

No atual ambiente global altamente competitivo, as organizações (através do seu FM) e os prestadores de serviços (FS) devem comunicar entre si e com as partes interessadas utilizando princípios, conceitos e termos comuns, como a avaliação do desempenho.

A ISO 41001 permitirá ainda aumentar o padrão de serviço aos utilizadores finais e aumentar os níveis de qualidade, estimulando assim a maturidade organizacional e competição pela entrega de FM e FS de excelência, essenciais um ao outro num modelo simbiótico, onde bons serviços não conseguem ser entregues onde haja má gestao e, também, boa gestão não pode admitir mau serviço.

Em termos de âmbito de aplicação desta norma internacional, a ISO 41001 destina-se a todas as organizações, independentemente da sua dimensão ou indústria, sejam utilizadores de espaços ou prestadores de serviços. Quem procurar esta certificação estará certamente interessado em:

– promover um ambiente saudável, atrativo e produtivo para os seus utilizadores finais (colaboradores, utentes, visitantes, etc.);

– assegurar uma utilização eficiente de recursos e de que estes são colocados de forma a melhorar a eficiência e a produtividade do core-business;

– utilizar a certificação como forma de diferenciação entre as demais organizações e como forma de atingir excelência nos seus modelos de gestão de FM e/ ou na prestação de serviços (FS).

Entrando-se agora na fase de traduções a nível nacional, os profissionais ligados ao Facility Management têm a oportunidade de se juntar ao processo contactando a Associação Portuguesa de Facility Management e solicitando a sua participação na divulgação e implementação da ISO 41001 em Portugal, através do email geral@apfm.pt

Miguel Alves Agostinho
APFM CEO | EuroFM Ambassador | CEN TC348/WG8 Convenor

<< Voltar
 
 

Registe-se na Imofilter

Oferta Comercial de banner e newsletter

 
Entrar com Facebook
Entrar com LinkedIn
Entrar com Google

ou registe-se com o seu email.

 
Imofilter Gestão de Dados Imobiliários, Lda
Avenida D. Afonso Henriques, Edifício Ácia 1196 - SL 302 - 4450-012 Matosinhos
 
Facebook Linked In Google Plus
 
Todos os direitos reservados.